terça-feira, 29 de maio de 2018

O que é e para que serve o teste vocacional?

Decidir os rumos da vida profissional  para muitos jovens é um problema que pode ocasionar bastante stress, sem falar na grande pressão sofrida por parte da família e da sociedade em geral .

Se você ainda anda meio na dúvida ,quando se refere a seu futuro,não se preocupe ...


Iremos abordar nesse artigo , tudo que você precisa saber sobre como se manter totalmente seguro em relação ao assunto" teste vocacional" .


Procure sempre uma orientação profissional, não recorra a testes simples na internet





Muitos jovens procuram em buscadores na internet , por soluções imediatas para resolver esse tipo de problema, o ideal é esta sempre atento,  a procurar a melhor ajuda profissional possível , para que escolhas erradas não influencie no  futuro.

Segundo uma psicóloga renomada em São Paulo  ,o conceito de vocação é fruto de uma cultura liberal burguesa que se utilizava deste conceito como uma maneira de segregação, justificando a desigualdade social e a falta de empregos para todos, afirmando que os que estavam desempregados não tinham vocação para determinada atividade.


Veja aqui : Psicologo Morumbi


O termo orientação profissional se faz mais adequado para o que este trabalho se propõe a fazer. Segundo ela, a orientação profissional abrange desde a tomada de decisão sobre qual profissão escolher, até adaptação para aposentadoria, desta forma, ocupa espaço relevante nos períodos de transição de um ciclo educativo a outro.






Visto que a orientação profissional sofreu e ainda sofre muita influência da avaliação psicológica e é justamente por isso que muitas pessoas ainda confundem a orientação profissional com o teste vocacional.

 A orientação profissional é todo o processo de orientação para as tomadas de decisões, que tem como foco em geral estudo de mercado e oportunidades de emprego , já o teste vocacional tem como total objetivo avaliar com instrumentos corretos , todos os processos mentais que criam o indivíduo ,muita das vezes se aplicando testes e questionários para chegar em uma avaliação do perfil psicológico e profissional do cliente .




Conclusão 


O teste vocacional pode ser uma ótima ferramenta para uma escolha precisa do futuro profissional , lembramos que voltamos a destacar que o importante é recorrer a ajuda de profissionais habilitados para o processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário